quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PROCEDIMENTO

Quinta-feira, 05 de setembro de 2013.

Com dor na bochecha de tanto rir, lendo o e-mail de minha comadre, em resposta às minhas felicitações de aniversário... segue o recorte:

" E isso de procedimento?? Ultimamente vejo muito isso escrito mas nao tenho a minima ideia do que é! Carla minha prima tb esta gravida com isso de procedimento tb. Na minha epoca era so abrir a perna jajajaja..."

Pra quem conhece a figura, dá até pra ouvi-la dizendo isso... Dá pra entender também que de fato ela não compreenda o que quer dizer "procedimento", não só pelo fato de estar morando fora há algum tempo, mas pela maneira esquiva com que a sociedade costuma referir-se a determinados "procedimentos" na área médica. É o "procedimento, o "tratamento", a "medicação", quase sempre para esconder (ou omitir) fatos que se considera questionáveis ou criticáveis. Às vezes - ou quase sempre - para camuflar aquilo que nos outros seria alvo de crítica para nós. Creio que não seja o caso de Carla, como também não é o de Juli, mas é que nossa hipócrita sociedade brasileira normalizou determinadas coisas a tal ponto que quase não há mais como tratá-las de maneira diferente.


No caso de Juli, como fui eu quem propositadamente escreveu, trato de esclarecer (até porque esse blog faz muito mais sentido se os leitores entenderem por que e como ele surgiu). PROCEDIMENTO, no caso de minha irmã, é uma FIV - Fertilização In Vitro. Em linhas gerais (falo pelo que foi feito com ela), faz-se uma punção de esperma para dali retirar os espermatozóides, enquanto se estimula a produção de óvulos através de hormônios sintéticos, para em seguida aspirá-los. Junta-se, então, in vitro, procedendo-se à fertilização. Desse universo de óvulos e espermatozóides, apenas uma parte resultará numa efetiva fecundação. Dos embriões, dois ou três - a depender da idade - serão transferidos para o útero (os demais podem ser congelados). A partir daí, é apenas rezar para que a natureza faça sua parte e aceite o visitante como alguém de casa. Após 12 dias, faz-se um primeiro Beta HCG, para verificar se o embrião foi aceito - ou seja, se há gravidez - e dois dias depois, repete-se o Beta, independente do resultado do primeiro, para confirmar.


pt.wikipedia.org/wiki/Fertilização_in_vitro 
 

Recapitulando: esse blog foi iniciado com o primeiro Beta de minha irmã, quando fiquei sabendo que ela se havia submetido a uma nova transferência (foi feita uma primeira, catastrófica, em março, e seguirei falando disso já já) e fui à clínica com ela e minha mãe para ver se tinha dado certo. Graças a Deus - e só ele sabe o que isso significa para nós - meus sobrinhos estão aí. A natureza é sábia, e Deus é muito mais! Foi pela Sua vontade que estamos aqui, meus sobrinhos, minha irmã e eu, escrevendo para o mundo essa história.

Mas ela garante que tem tentado bastante o método tradicional a que minha comadre se refere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário